Como vender pelo Whatsapp? Veja o passo a passo.

Um dos principais aprendizados que o “novo normal” apresentou para o mercado foi a importância de vender no digital, e o WhatsApp pode ser uma ferramenta poderosíssima para isso.

Desde o seu lançamento em 2009 a plataforma Whastapp caiu no gosto dos brasileiros, contando com 120 milhões de usuários nacionais dentro dos 2 bilhões de usuários no mundo todo. Com o aumento do mercado digital o Facebook, dono da ferramenta, decidiu em 2018 lançar a versão Business e apostar em pequenas empresas como utilizador principal, desde então a popularidade dessa nova modalidade vem se tornando importante quando o requisito é vendas online, já registrando 5 milhões de empresas ativas no momento, fazendo-se necessária nas vendas e atendimento para pequenos e médios negócios por todo o país.

Então como começar a vender pelo Whatsapp Business aplicando para as vendas e atendimento? Vem que vamos te mostrar o passo a passo:

1. BAIXE O APLICATIVO

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas não sabem que o Whatsapp e o Whatsapp Business são aplicativos distintos, por isso você precisa instalar um nosso aplicativo no seu aparelho. Lembrando que também é necessário usar um número diferente daquele usado no seu whatsapp pessoal, é possível transferir o número para o perfil comercial mas não usar nos dois ao mesmo tempo.

2. APRESENTE SUA EMPRESA

Agora chegou um dos momentos mais importantes, o preenchimento das informações da sua empresa, seja cauteloso e pense bem:

  • Escolha uma imagem que defina o seu negócio, de preferência a sua logomarca;
  • Um nome claro e objetivo, visto que a partir do momento da criação ele não poderá ser alterado novamente;
  • Faça uma breve apresentação do seu negócio na área de “Descrição” com palavras que resumem bem a visão da sua empresa e define a sua área de atuação a partir da categoria;
  • Preencha os horários, isso é um ponto muito importante que muitas empresas esquecem de fazer, quando você estabelece o horário seu cliente fica ciente sobre a hora de funcionamento e transmite a ideia de organização.

3. USE O CATÁLOGO

Cadastre seus produtos com fotos, título, valor e uma descrição. Crie um catálogo para seu cliente sem precisar perder tempo buscando imagens na galeria do celular, enviar o valor errado ou qualquer outro tipo de confusão que possa aparecer para quem não tem um catálogo digital. Tudo o que você precisa é manter o catálogo sempre atualizado.

4. MENSAGENS AUTOMÁTICAS

Provavelmente uma das funções que mais encanta e fazem o número de usuários do whatsapp business crescerem é a possibilidade de criar mensagens automáticas. Deixe programado mensagens de boas vindas, mensagem de ausência quando estiver fora do horário de atendimento, e atalhos para perguntas frequentes.

Os atalhos são uma forma de otimizar o tempo e evitar erros de comunicação, você cria uma mensagem resposta para algo que é perguntado com frequência pela pelos seus clientes e cria um atalho sempre que precisar enviar para alguém, normalmente esses atalhos começam com o caractere / e então a palavra que foi escolhida que faça referência a mensagem.

5. LISTAS DE TRANSMISSÃO

Imagina mandar promoções, novidades no catálogo, mensagens informativas para uma lista de contatos sem precisar criar um grupo? Com as listas de transmissões isso é possível.

É importante saber os riscos de se ter um grupo com seus clientes, nem todos os clientes estão no mesmo nível do funil de vendas, então não dá para tratar todos da mesma forma, além de facilitar o contato entre clientes maliciosos que podem acabar difamando a sua empresa. Com as listas de transmissões você cria etiquetas específicas para cada estágio do seu funil de vendas e manda mensagens específicas para eles, além de que essas mensagens aparecem como uma conversa privada para as quem recebe, passando a ideia de exclusividade e comprometimento com o cliente.

Então busque criar mensagens que chamem a atenção do seu cliente sem parecer artificial e programada, são ferramentas que bem utilizadas podem fazer um diferencial nas suas vendas diárias.

Dava pra imaginar que existia todas essas opções para facilitar o dia a dia do pequeno e médio empreendedor? Agora é com você, instale o Whatsapp Business e teste todas as funções, experimente, cometa erros e acertos mas nunca pare de estudar novas estratégias e novidades futuras que essa plataforma pode oferecer, lembre-se que a tecnologia está em constante inovação e faz parte da vida de qualquer empresário ficar por dentro de tudo.

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