TikTok: Vale a pena investir?
Desde o ano de 2020 o TikTok vem tomando espaço no consumo diário de mídia digital no mundo todo, isso fez os olhos se voltarem para essa nova rede social e muitos empresários se questionarem se vale a pena investir na divulgação do seu negócio?
Segundo pesquisas durante o primeiro ano de pandemia a rede social se tornou o aplicativo mais baixado ultrapassando as grandes plataformas dentro do mercado, como o Facebook e Whatsapp, mostrando que é um erro ignorar a importância do Tiktok no consumo de mídia na atualidade, separamos algumas informações que podem te ajudar a entender como utilizar essa rede social para aumentar sua base de clientes.
Existem duas formas de sua empresa atuar dentro do TikTok, de forma orgânica ou com anúncios pagos. Vale a pena testar de todos os tipos de maneira dentro da rede social de como engajar, desde uma forma mais natural até com patrocínio pago e direto.
Algoritmo e o alcance orgânico
Um dos maiores diferenciais dessa plataforma que caiu no gosto dos internautas é o seu algoritmo bem executado, com uma filtragem de conteúdo bem feita, o seu vídeo chega para o usuário que tem interesse em consumir o que você tem a falar. Tudo que você precisa fazer é aprender a usar essa ferramenta a seu favor, mas para isso é preciso criar um conteúdo de qualidade.
Portanto, faça pesquisa dos conteúdos interessantes, os mais falados no seu setor, busque pelas novas trends, challenges e memes dentro da plataforma e encontre uma forma criativa de usar essas sensações do momento para passar a sua mensagem ao público certo.
Além de tudo, é importante usar as hashtags certas para que alcance ainda mais pessoas, então fica aí mais um dica, pesquise pelas hashtags mais usadas do momento e faça uso das apelativas, o site do TikTok Centro dos criadores fornece uma ferramenta de pesquisa das hashtags mais utilizadas no período desejado dentro da sua área.

Use e abuse dos áudios, esse é um fator muito importante se você quer que seu vídeo viralize, com o áudio certo você consegue alcançar um público bem maior, além de interagir com as pessoas dentro da plataforma, é importante saber que o público do TikTok sabe identificar quando uma marca está lá apenas tentando vender, e isso não agrada muito esse público.
É preciso se tornar consumidor do conteúdo para se tornar o criador dele, estude e entenda o comportamento dentro da plataforma para replicar de forma natural o conteúdo para o seu público, o primeiro passo de um negócio dentro da plataforma é criar um relacionamento com o seu cliente e assim conseguir inserir sua marca de maneira natural.
TikTok For Business
Se seu objetivo é chegar de forma mais clara em relação a vendas e fortalecimento de marca, o TikTok criou a sua plataforma para anúncios, o TikTok For Business. Com essa ferramenta, você pode anunciar dentro da rede social de diversas formas diferentes, não importa qual seja seu negócio.

Escolha seu objetivo com o anúncio, selecione seu público, coloque seu orçamento e conte com um acompanhamento dos resultados. Mas o que se destaca no site de ads é que ele também é uma fonte de pesquisa enorme para quem quer investir de forma orgânica ou não.
Uma plataforma completa para o investimento da sua marca nessa nova rede social, o que fica para a sua parte é a pesquisa de como utilizar as ferramentas oferecidas para criar um conteúdo relevante e de qualidade que incentive seu público a ir atrás e ver você com outros olhos, não apenas para venda mas como uma autoridade influencer dentro da área.
Vale a pena investir?
Não é mais sobre valer a penas, é sobre querer ser visto. Para criar uma conexão com seu cliente e alcançar novos públicos e fortalecer sua marca, além da humanização do seu negócio, o TikTok é a resposta certa, trabalhe diariamente dentro da plataforma e você terá resultados incríveis. Tira um tempinho para fazer uma pesquisa de público e descubra as maravilhas que as ferramentas dessa nova rede social pode fazer para você e para o seu negócio!
