Marketplace: O que é e qual o melhor para o seu negócio? Descubra aqui

 Aumente seu alcance, amplie seu público, economize nos custos e venda mais. Tudo isso em um só lugar.

Nos dias atuais, dificilmente se encontra alguém que nunca comprou pela internet, a prática se tornou quase que exclusiva para aquisição de produtos durante a época de quarentena total no ano da pandemia, o aumento da criação de e-commerce foi significante em todo o mundo e aqui no Brasil o ano de 2020 fechou com um aumento de 73,88%, na necessidade de se manter ativo durante um momento tão delicado gerou um interesse de diversos empresários sobre vendas no Marketplace com custo benefício favorável e uma promessa de maior alcance.

Marketplace nada mais é do que um shopping virtual, onde diversas lojas oferecem produtos distintos ou idênticos com preços, qualidade e atendimento diferenciados.

Uma plataforma criada para facilitar o processo de vendas online independente do tipo do seu negócio com um investimento inicial de quase zero.

COMO FUNCIONA

É apresentada uma facilidade muito grande na maioria das plataformas de Marketplaces em ingressar e começar a vender. Você faz o seu registro gratuitamente e cadastra seus produtos, dependendo da plataforma que está sendo usada as cobranças de valores serão feitas de formas diferentes, algumas oferecem planos a partir da quantidade de produtos mensais cadastrados, e outros cobram uma comissão na venda desses produtos.

Além de servir de vitrine virtual, quase todas as plataformas oferecem a forma de pagamento, sugestão de fretes e um painel de acompanhamento das vendas o que gere economia no custo da criação desses processos caso você estivessem vendendo em uma plataforma própria.

Vale lembrar mais uma vez que esse sistema altera de site para site, por isso é importante fazer uma pesquisa para encontrar o que melhor se encaixa na sua condição atual.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

  • Vantagens:

Economize no custo de operação; a estrutura de venda online vai estar toda pronta para você, as formas de pagamentos, o funcionamento do site, monitoramento dos produtos e pedidos, tudo isso sem você ter que necessariamente acompanhar o processo de venda.

Aumente seu alcance e amplie seu público; centenas de pessoas vão ao shopping todos os dias em busca de diversos produtos com a comodidade de localização, no Marketplace funciona do mesmo jeito, o acesso a sites de vendas como esse é conveniente ao consumidor e estando dentro desta plataforma você se coloca no radar de busca de futuros clientes.

Facilidade no gerenciamento de vendas; como muitas dessas plataformas oferecem ferramentas para o acompanhamento de suas vendas se torna muito mais fácil gerenciar o próprio negócio. Com a integração de um ERP essa ação diária torna- se ainda mais facilitada com um controle total do comercial e financeiro.

  • Desvantagens:

Você terá que se submeter aos padrões daquele Marketplace; as formas de pagamento suportadas, o formato visual e o mais importante, a decisão deles de como distribuir e dar espaço para cada loja cadastrada.

O que você ganha em vendas perde na identidade de marca; visto que os consumidores em muitos momentos vão associar o seu produto ao site Marketplace e não ao seu negócio, o que pode vir a ser um problema se o seu foco é criar uma forte identidade de marca.

Por causa do formato de cobrança de comissão, possivelmente haverá uma alteração de preço nos seus produtos, o que pode acabar afastando alguns clientes.

E-COMMERCE OU MARKETPLACE

É possível que surja essa confusão em relação à diferença entre E-commerce e Marketplace, mas a realidade é bem simples.

O E-commerce é o comércio eletrônico que ocorre vendas online por um vendedor por uma plataforma, como um site próprio, redes sociais e outros, o que inclui o Marketplace, que é mais uma forma de fazer negócio no meio digital de maneira orquestrada e segura.

Em resumo, o Marketplace é uma das diversas formas de E-commerce.

TIPOS DE MARKETPLACES

Assim como E-commerce, existem vários tipos de Marketplaces que oferecem serviços que se adequam a qualquer tipo de negócio, são eles:

Marketplace B2B – Business to Business (Fornecedor -> Empresa), plataformas que  fazem a facilitação de negócios entre uma empresa com outra, oferecendo produtos e serviços.

Marketplace B2C – Business to Consumer (Empresa -> Consumidor), plataformas que vendem o produto ou serviço de uma empresa diretamente para o consumidor final. Ex: americanas, Magazine Luiza, Dafiti e etc

Marketplace C2C  – Consumer to Consumer (Consumidor -> Consumidor), sites que oferecem a função de venda entre pessoas físicas. Ex: Mercado Livre, OLX e etc

Marketplace Bricks and Clicks  – São empresas que antes atuavam apenas no físico e agora operam também no digital. Ex: Americanas, Magalu e etc.

Marketplace Pure Player – Negócios que surgiram originalmente online sem a necessidade de uma loja física. Ex: Netshoes, Dafiti e etc

QUAL O MELHOR PARA SEU NEGÓCIO?

Existem diversas plataformas de Marketplace disponíveis hoje em dia, e com um pouco de tempo para pesquisa, você vai achar não só uma mas vários sites que se encaixam perfeitamente nos objetivos do seu negócio, vamos listar aqui algumas para te ajudar na decisão:

Um exemplo de modelo Marketplace C2C, mas não se limite a pensar que apenas pessoas físicas podem vender dentro da plataforma, pequenas lojas também são bem vindas principalmente no começo do percurso de vendas online.

Já bastante consolidada no mercado, mesmo sendo uma das mais recentes, tem uma presença digital enorme e muito ativa. Oferece diversas categorias para vendas dentro da plataforma além de um monitoramento de vendas completo.

Uma das pioneiras no mercado, a Amazon oferece ao seu parceiro dentro da plataforma cadastrar produtos em até 25 categorias, assim como confecção de embalagens e frete, além da possibilidade de internacionalizar suas vendas.

Uma opção perfeita para a pessoa física que deseja vender algum produto. Essa modalidade do Facebook funciona apenas como uma vitrine para os vendedores, sendo assim não é responsável pela entrega ou pagamento.

Mesmo focando na venda de usuário para usuário, isso não impede que uma empresa não possa usufruir da ferramenta, o próprio Facebook recomenda ao negócios que usem o Gerenciador de Anúncios para criar anúncios de seus produtos que consequentemente aparecerão no Marketplace sem que você necessariamente precise cadastrar algo.

INTEGRE SEUS MARKETPLACES

Agora que você já sabe o que é Marketplace, a variedade de plataformas que você pode vender ao mesmo tempo, pode começar a ter problemas em administrar as vendas em todas esses sites, por isso a o Sistema ERP Power Gestor desenvolveu uma forma de acompanhar suas vendas em um só lugar com relatórios e retornos diários do desenvolvimento da empresa.

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