Sistema ERP: O que é e para o quê serve?
Entenda o que é Sistema ERP, suas funções e qual o momento certo para se aplicar ao seu negócio.
ORIGEM DO ERP
Antes de mais nada, saiba o que significa a sigla ERP, Enterprise Resouce Planning é um sistema de gestão empresarial que tem como objetivo principal a integração dos setores e processos da empresa.
A princípio nesse tipo de sistema podem ser exercido diversas funções, desde essenciais como monitoramento de vendas, acompanhamento de compras, administração do financeiro; até funções que auxiliam em áreas mais específicas de uma empresa, como marketing e atendimento.
O que conhecemos hoje como ERP começou há mais de 100 anos como um processo para programar a produção pelo famoso engenheiro Ford Whitman Harris, chamado EOQ (Economic Order Quantity).
A partir desse ponto a ferramenta passou por muitas mudanças, passando pelos aprimoramentos feitos pelo fabricante de ferramentas Black&Deck.
Enfim, outros procedimentos foram surgindo acompanhando o desenvolvimento da tecnologia, ao passo que em 1990 surge então a nova ferramenta que agregava vendas, setores financeiros e RH, sendo finalmente intitulada como ERP.
FUNCIONALIDADES E VANTAGENS DE UM ERP
Como dito anteriormente as funções proporcionadas por um sistema ERP são diversas, tendo como principais:
- Estoque
- Financeiro
- RH
- Compras
- Vendas
- Faturamento
- Produção
- Fiscal
- PDV
- Cadastro e controle de clientes
Algumas podendo oferecer CRM, venda por Whatsapp, criação de e-commerce, integração com marketplaces e muito mais.
Tudo integrado a um mesmo sistema, diminuindo gastos desnecessários, perda de tempo e desburocratização na emissão de boletos e notas fiscais, rapidez no recolhimento de informações, acompanhamento de desempenho, êxito na comunicação entre diferentes áreas, aumento da produtividade, flexibilidade, transformando qualquer negócio o tornando mais moderno e seguro.
ERP: LOCAL X NUVEM
Os sistemas de gestão avançaram muito no requisito modernidade, e nos dias de hoje temos dois tipos de ferramentas mais utilizados no mercado, são elas:
- ERP LOCAL: Normalmente instalado na máquina que irá utilizar o sistema regularmente, esse tipo de ERP é exposto à perda de dados a partir do mau desempenho ou falha do equipamento utilizado, além de ataque de vírus, necessita de uma equipe de TI especializada caso ocorra algum desses tipos de problemas.
- ERP NUVEM: Sistema WEB, significa que pode ser acessado a qualquer momento e em qualquer lugar, inclusive por dispositivos móveis, tem backup dos dados evitando perdas de informações além do acompanhamento em tempo real das vendas.
QUANDO COMEÇAR A USAR?
O mais breve possível, com a variedade de funções e planos um sistema ERP atende qualquer tipo de empreendimento, desde as mais pequenos até grandes empresas.
Ter um sistema ERP é buscar um crescimento constante e saudável do seu negócio, com o controle total de tudo e organização, causando impactos positivos em todos os seus setores e dando oportunidade de criação de estratégias com maiores resultados favoráveis.
